Você deve ter observado que a estrutura de fila é uma analogia natural ao conceito de fila que usamos em nosso dia a dia: quem primeiro entra numa fila é o primeiro a ser atendido (a sair da fila).

No dia a dia, enfrentamos e até já nos acostumamos às filas em diversos lugares. Quando precisamos ir ao banco, enfrentamos fila, quando vamos ao mercado, enfrentamos fila, no cinema também, e infelizmente no hospital às vezes é o que mais demora, entre outros lugares. Mesmo assim as filas são importantes, pois elas determinam a ordem de atendimento das pessoas. Como seria se não tivéssemos fila?

A simplicidade de uma fila fica interessante quando começamos a analisá-la. As pessoas são atendidas conforme a posição delas na fila. O próximo a ser atendido é sempre o primeiro da fila. Quando o primeiro da fila é chamado para ser atendido, a fila diminui, ou seja, o segundo passa a ser o primeiro, o terceiro passa a ser o segundo e assim por diante até a última pessoa. Significa que o último será primeiro em algum momento. Sendo assim, a pessoa que entra em uma fila, estará neste momento na última posição, ou seja, no fim da fila. Desta forma, quem chega antes tem prioridade.

Copyright © 2016 AIEC.