Aprendemos no módulo passado o conceito de vetores, que são estruturas de dados unidimensionais, com variáveis indexadas referenciadas por um único índice. Você aprendeu que, armazenando os dados em um vetor e acessando-o, em seguida, podemos exibir suas informações em uma lista. Vimos também que os vetores lidam com apenas uma dimensão, ou seja, se fosse uma tabela, ela só teria uma coluna com várias linhas ou uma linha com várias colunas, como podemos ver na tabela abaixo.
Neste módulo aprenderemos o conceito e a prática do uso de matrizes.
Exemplificamos no módulo anterior a declaração de um vetor com 1000 alunos. Infelizmente fica quase inviável trabalhar com um vetor tão grande, por isso é indicado o uso de matriz, no caso para um vetor de 1000 alunos teríamos uma matriz de 10x100 ou 100x10.
Para melhorar o exemplo, imagine um tabuleiro de damas ou de xadrez, podemos representar como um vetor de 100 posições. Como você diria em qual posição está a peça branca mais avançada à direita? E utilizando uma matriz? Caso você vá fazer as contas da posição da peça, lembre que a leitura deverá ser da esquerda para direita, do ponto mais alto para o mais baixo.
Sendo assim, para melhor visualização e melhor forma de trabalhar nesse caso, é aconselhável utilizar matriz, neste exemplo matriz 10x10.