A representação de dados como estrutura de dados, pode ser aplicada em Mapas de distâncias, Mapas Metabólicos, Diagramas e Fluxogramas, Redes de computadores, Redes Neurais, Estruturas químicas, redes sociais etc.

No caso das redes sociais, por exemplo, Facebook, Orkut, Linkedin existe um relacionamento social e negocial entre pessoas. Nesses relacionamentos as pessoas se interligam através da amizade e grupos de interesse. Se A é amigo de B e B é amigo de C, indiretamente, A está "conectado" a C. Essas redes de amigos são exemplos de um grafo. Você possui amigos e está "conectado" a eles. Estes, eventualmente estão conectados a outras pessoas. Quando entramos no perfil de um amigo e entramos no perfil de algum conhecido do nosso amigo, que você não conhece, vimos um caminho de pessoas, de você até o amigo do amigo. Isso é um problema de grafo. Deve-se partir de uma pessoa (você) e, percorrendo seus relacionamentos, encontrar um "caminho" até outra pessoa.

As pessoas que se relacionam entre si são chamados de nós do grafo. Cada relacionamento entre os nós é chamado de aresta. Abaixo, temos uma imagem que representa um GRAFO simplesmente.

De acordo com a imagem do grafo, percebemos que geralmente os nós são representados por círculos e as arestas por linhas, que conectam esses círculos. Outro detalhe interessante é que os nós da figura têm números dentro deles. Esses números servem apenas para distinguir os nós.

Os nós podem representar os números das casas no sistema de distribuição de água, poderia ser o nome da cidade no mapa, lista de amigos do Facebook.

Copyright © 2016 AIEC.