Agora, observe os exemplos a seguir.

Atribuindo os valores às variáveis a, b e c conforme abaixo:

a ← 30, b ← 40 e c ← 80

Temos os seguintes resultados nas expressões a seguir.

a > 30 e c = 80 Falso

O valor de a é 30, portanto, a expressão "a é maior que 30" é falsa. O valor de c é 80, portanto, a expressão "c é igual a 80" é verdadeira. No entanto, a conjunção "e" resulta verdadeira apenas se todas as expressões resultarem verdadeiras, nesse caso, portanto, o resultado é falso.

a != 20 ou b <= 50 Verdadeiro

O valor de a é 30. A expressão “a é diferente de 30” é verdadeira. A expressão “b é menor ou igual a 50” é verdadeira, pois b tem o valor atribuído de 40. Como a disjunção “ou” resulta verdadeira se pelo menos uma das expressões resultar verdadeira, por isso o resultado final é verdadeiro.

a = 30 e não b <= 40 Falso

A expressão “a é igual a 30” é verdadeira. A expressão b é menor ou igual a 40 também é verdadeira, mas o operador de negação “não” inverte esse resultado, portanto a expressão “não b é menor ou igual a 40” torna-se falsa. O resultado é falso, pois na conjunção “e” basta um valor falso para tornar toda a expressão falsa.

a != b e b = c Falso

A expressão “a é diferente de b” é verdadeira, pois o valor de a é 30 e o valor de b é 40. A expressão b é igual a c é falsa, pois o valor de c é 80. O resultado da disjunção “e” neste caso também é falso.

a > b ou b > 50 Falso

A expressão “a é maior que b” é falsa. A expressão “b é maior que 50” é falsa. Portanto, o resultado é falso, já que para a disjunção “ou”, todas as expressões tem que ser falsas para o resultado ser falso.

c > 20 ou a < b Verdadeiro

A expressão “c é maior que 20” é verdadeira, pois o valor de c é 80. A expressão “a é menor que b” também é verdadeira. Na disjunção “ou” basta uma das expressões ser verdadeira para o resultado ser verdadeiro, nesse caso, ambas são verdadeiras, o que também resulta em verdadeiro.

Copyright © 2016 AIEC.