No intuito de reforçar o conceito de níveis na arquitetura de computadores, vamos utilizar como exemplo um carro de Fórmula 1.

Vamos supor que você tenha a oportunidade de pilotar um carro de Fórmula 1. Ao entrar e sentar no “cockpit” você observa o volante e os vários instrumentos disponíveis no painel. Logo depois você sai para pista de corrida e sente a velocidade do carro.

Nesse estágio, em que você observa o painel e instrumentos, seria comparado com o nível mais alto na arquitetura de computadores, pois durante o tempo em que você “curtiu a velocidade” e todos os recursos disponíveis, provavelmente não ficou preocupado como o funcionamento do motor e dos outros componentes, uma vez que esta é uma preocupação dos mecânicos e engenheiros.

O nível do “motor e componentes” é comparado com o nível mais baixo nos “níveis de arquitetura de computadores”.

Em suma, a linguagem de baixo nível (assembly) ou linguagem de máquina é usada pelos engenheiros de hardware para criar instruções que permitam o melhor aproveitamento dos recursos de hardware (processador, memória e etc.).
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