O computador é uma máquina poderosa de armazenamento de informações. Todo programa, pagina a qual se está navegando na internet ou algum arquivo que foi aberto, ficará registrado de alguma maneira, em um local do computador. Assim como em nós, usuários, a memória é uma das funções do sistema mais desenvolvida.
O que você provavelmente ainda não sabe é que a RAM é apenas um componente de uma série de outros que também são responsáveis por armazenar informações digitais sem perdê-las. Alguns desses componentes você irá observar que são muito utilizados no cotidiano da informática, até por usuários menos experientes. Alguns nomes são: memória cache, ROM, HD, BIOS. Cada uma possui um papel específico e um momento certo para ser utilizada.
Para entender um pouco melhor como é o funcionamento do seu PC, valerá a pena conhecer como é feito o caminho percorrido pelos dados e em quais memórias (volátil ou não) eles poderão ser armazenados no intuito de facilitar o trabalho do processador.
Você imagina como é intensa o troca e fluxo de informações no processador e memória? Pois é! O fluxo é realmente grande é muito intenso, mesmo quando você não está utilizando com tanta intensidade. Muitos dados “passam” pelo processador, que necessita rapidamente ficar “livre” deles para poder receber outros dados e não ficar sobrecarregado. A CPU dispõe de diferentes memórias, sempre trabalhando para trafegar os dados da maneira mais rápida possível, em um processo que ocorre em ciclos e que pode ser resumido da seguinte maneira: