Armazenar memórias temporárias acaba sendo um trabalho para o HD em último caso, mesmo não sendo essa a sua principal função. Em formato de memória virtual (junção da MP e espaço em disco), ele executa e registra os dados de forma mecânica, diferente do método eletrônico das demais (cache e RAM), tornando esse processo mais lento.

O HD é um “tipo de memória” em que estão guardados os arquivos que não são perdidos a cada boot (inicialização), como músicas e fotos. Eles são acessados com frequência pelo usuário, mas não pedem uma velocidade de leitura tão absurda como os processos do sistema.

Segundo o Terry’s Computer Tips (site sobre TI – Tecnologia da Informação – página na língua Inglesa), para efeito de comparação, acessar um dado a partir do disco rígido leva cerca de 0,013 segundos, enquanto o mesmo dado a partir da RAM chega em 0,000.000.01 segundos. Para compensar, o HD possui a maior capacidade entre as memórias citadas anteriormente.

Então fique alerta ao perceber que seu computador está utilizando o HD (disco rígido) para armazenar memória (swaping ou paginação). Isto é um indicativo que seu PC já está saturado de arquivos, fazendo com que a máquina apresente lentidão e travamentos com certa regularidade.

Copyright © 2016 AIEC.