Cabe às placas de extensão tornar possível o acréscimo de novos recursos ao computador. Elas são conectadas à placa-mãe por meio dos slots (termo em inglês para designar ranhura, fenda, conector, encaixe ou espaço.). Exemplos: placas de som, placa de vídeo, placa de rede etc.

O chip denominado CMOS é composto por um relógio eletrônico e memória 64 bytes de memória RAM, e nesta memória que estão armazenadas as informações relativas à configuração do hardware do computador.

O BIOS (Basic Input/Output System) é um pequeno programa armazenado em um chip de memória da placa de UCP. Ele é responsável por “despertar” o computador, sendo assim, ao ligar o computador o BIOS entra em ação, faz uma contagem e verifica a memória RAM, inicializa dispositivos, e principalmente, dá início ao processo de boot.

Boot é a operação de passagem do sistema operacional do disco rígido (HD) onde fica armazenado para a memória do computador.


Cabe ao chamado “chipset” ser o responsável pela gerência do funcionamento da placa-mãe. Ele faz o controle de memória cache, da memória RAM, do buffer de dados, da interface com a CPU etc.).

É responsável, também, pelas informações necessárias ao reconhecimento de hardware (armazenadas na sua memória ROM).

Copyright © 2016 AIEC.