Quando falamos que determinada máquina tem capacidade de 64 Kbytes (pronuncia-se "sessenta e quatro k baites") estamos fazendo referência a um valor de 64 x 1.024 = 65.536 bytes, enquanto 2M bytes (pronuncia-se "dois mega baites") corresponde a 2 x 1.024 x 1.024 = 1.048.576 bytes.

Com a evolução constante e o aumento vertiginoso da capacidade dos dispositivos de armazenamento dos computadores, criou-se um terceiro elemento para abreviar valores mais elevados: trata-se do giga, que é representado pela letra “G”. Ele representa um valor igual a 1.024 mega ou 1.048.576 K ou 230=210x210x210=1.073.741.824 unidades. Atualmente, já é possível ouvir o termo “terá”, para a representação de um valor igual a 240 ou 1.024 G. Há também o termo “peta” que é representado pela expressão 250 ou 1.024 teras. Enfim, a evolução não para e provavelmente em um futuro próximo, estaremos utilizando outras abreviaturas.

Dessa maneira, os valores que são utilizados em computação para indicar capacidade de memória são normalmente compostos de um número (sempre entre 0 e 999) e umas das abreviaturas citadas. Além do bit e do byte, há outro conceito, também importante, a palavra. Ela (palavra) está relacionada com o armazenamento e a transferência de informações entre MP (Memória Principal) e UCP e especialmente relacionado ao processamento de dados pela CPU.

Primeiramente, poderemos dizer que a “palavra” é a forma de chamar um conjunto de bits capaz de representar uma informação. Consequentemente, uma “palavra” está associada ao tipo de interação entre a memória principal (MP) e o processador (CPU).

Sendo assim, a CPU processa instrução por instrução (cada uma estaria associada a uma palavra), armazena ou recupera número a número (cada um estaria associado a uma palavra), e assim por diante.

Entretanto, alguns fabricantes diferem quanto ao conceito de palavra. Para as empresas IBM e DIGITAL o tamanho dos registradores internos da CPU igual ao da palavra, mas para a empresa Control Data, a palavra tem características mais abrangentes.

palavra

Palavra (inglês: word) é a unidade natural de informação usada pelos computadores. É uma sequência de bits com tamanho fixo e que é processado em conjunto em uma determinada máquina. O número de bits em uma palavra (tamanho / comprimento da palavra) é uma característica preponderante da arquitetura de um computador. Esta característica ecoa em vários aspectos de sua estrutura, da sua operação e na indicação da unidade de transferência entre a UCP e MP (memória principal).

X
Copyright © 2016 AIEC.