2 - Arquivos e registros

Agora vamos começar a conceituar o que são arquivos e registros. Para isso é preciso entender que todo processamento em um computador consiste, como já mencionado, na manipulação de dados segundo um conjunto de instruções que são, geralmente, chamados de programas.

Para tornar possível individualizar grupos diferentes de informações, os sistemas operacionais (programas que controlam o armazenamento e recuperação dessas informações para entrada, saída ou guarda em memória secundária) estruturam esses grupos de dados sob uma forma denominada arquivo.

Um arquivo de informações (ou dados) é um conjunto formado por dados (ou informações) de um mesmo tipo ou para uma mesma aplicação. Por exemplo, podemos ter um arquivo de alunos de uma turma (contendo informações sobre cada aluno individualmente), ou um arquivo contendo as instruções de um programa. Cada arquivo é constituído por itens individuais de informação (cada aluno, no nosso exemplo) chamados registros.

Assim, um arquivo de uma turma de 70 alunos possui um total de 70 registros; um arquivo com informações sobre 7 mil empregados de uma organização possui 7 mil registros.

Para entendermos melhor o conceito de armazenamento e recuperação de informações sob a forma de arquivos, podemos fazer uma analogia com um sistema semelhante, porém manual. Vamos supor que a empresa XYZ, fabricante de calçados, tenha um total de 500 empregados. Esta empresa precisa manipular diariamente um estoque de material de consumo com cerca de 9212 itens e que, por incrível que possa parecer, ainda não possui um sistema que automatize todo este controle, que não utilize um sistema informatizado.

Copyright © 2016 AIEC.