A virtualização de máquinas é extremamente útil nas tarefas do dia a dia, pois torna possível ao usuário executar (rodar) e testar outros sistemas operacionais, tendo acesso a todos os softwares que necessita. Você poderia utilizar um software, por exemplo o VirtualBox, para fazer um test-drive de um novo sistema operacional, sem necessidade de reinstalar seu computador, evitando diversos transtornos.
Durante a virtualização de máquina você irá determinar o quanto será alocado de memória RAM, emulando um ambiente de computação física, quais serão as especificações de CPU, memória, disco rígido, rede e outros recursos de hardware. Tudo isso será gerenciado pelo software de virtualização, em uma camada chamada “camada de virtualização”, que faz a tradução das solicitações da máquina virtual para o hardware presente na máquina real.
As máquinas virtuais tornam possível a instalação dos mesmos programas que você utiliza em seu computador, esses programas entendem que estão sendo executados diretamente no hardware físico, e não dentro de uma simulação. Peço que observe a figura abaixo para entender como e onde a máquina virtual ou virtualização de máquina intermedia a comunicação com a máquina real.