A maneira como é feito o projeto de sistemas, principalmente relacionado a sistemas digitais e em particular a produtos eletrônicos em geral, tem por base sempre ao menos três fases, cada uma tendo como norte uma das representações de projeto:
Ao pararmos para pensar sobre o que vimos até agora quanto a sistemas e representações, entendemos que em qualquer projeto é possível montar ou criar algo quando seguimos estes passos (projeto) que utilizam diferentes tipos e níveis de abstração. Em determinado nível de abstração são representados apenas determinados detalhes. Geralmente, os detalhes identificados em uma dada fase do projeto dependem do quanto é complexo o sistema. Podemos usar o seguinte exemplo: é muito difícil ou quase impossível fazer um projeto de um microprocessador fazendo uso apenas das portas lógicas básicas.
Geralmente, o projeto começa utilizando blocos básicos no nível lógico. Logo depois, estes blocos serão interconectados para comporem um sistema mais complexo. Esta seria uma maneira viável para projetar um microprocessador.