4.1 - Operação OU (adição lógica)

Uma definição para a operação “OU”, que também é chamada de adição lógica, é:

A operação “OU” resulta “1” se pelo menos uma das variáveis de entrada valer “1”.

Você viu nos parágrafos anteriores que uma variável booleana ou vale “1” ou vale “0”, e como o resultado de uma operação qualquer pode ser visto como (ou atribuído a) uma variável booleana, basta que definamos quando a operação vale 1. Automaticamente, a operação resultará 0 no restante dos casos. Sendo assim, pode-se concluir que a operação “OU” resulta “0” apenas quando todas as variáveis de entrada tiverem o valor “0”.

Para representar a operação “OU” podemos usar o símbolo da adição algébrica dos números reais, o símbolo “+”. Entretanto, em virtude de estarmos trabalhando com variáveis booleanas, sabemos que não é uma adição algébrica, mas na verdade uma adição lógica.

Observe a figura abaixo, que lista as possibilidades de combinações entre dois valores booleanos (0/1) e os correspondentes resultados para a operação “OU”.

Preste muita atenção: a figura abaixo é a representação de uma operação booleana de adição lógica, pois na álgebra matemática (número reais) 1+1=2

Observe que a operação OU só pode ser descrita caso haja, ao menos, duas variáveis envolvidas. Sendo assim, não será possível realizar uma operação sobre apenas uma variável. Em virtude disso, o operador “+” (OU) é dito binário.
Copyright © 2016 AIEC.