Conforme observamos uma equação qualquer, que descreve uma função booleana, entendemos que o objetivo é compreender com detalhes como esta função se comporta para qualquer combinação de entrada das variáveis. O comportamento de uma função pode ser observado em sua tabela verdade e isto é conhecido como expressão, que descreve a função considerada ou avaliação da função. Resumindo, deseja-se achar a tabela verdade para a função booleana.
É possível, também, criar colunas intermediárias, onde serão listados os resultados de subexpressões contidas na expressão principal. Tudo isso tem por objetivo facilitar a avaliação, principalmente no caso de equações muito complexas, que possuem muitas variáveis.
| ➔ |
Quando notamos na mesma equação booleana que há operações E e OU, torna-se necessário observar a ordem de precedência. Da mesma maneira que seguimos regras na álgebra dos reais, a multiplicação (lógica) possui precedência sobre a adição (lógica).
|
Seguindo o mesmo raciocínio, expressões que estão entre parêntesis têm precedência sobre operadores E e OU que estejam no mesmo patamar.