Tendo por base a equação abaixo, vamos criar um possível circuito lógico.

Vamos agora ver como seria o circuito lógico tendo por base a equação acima, veja que em todas as interseções de fios em que há ligação física, deve também haver um ponto (com tamanho razoável), como se fosse uma “solda”. Então, quando não existe o referido ponto na interseção de fios, significa que estes fios estão “eletricamente isolados”. Vamos ver:

Circuito Lógico 01

O circuito pode também ser desenhado por meio de uma notação simplificada para os inversores das entradas. Para isso, ao invés de fazer um desenho de um inversor para cada variável que aparece negada na equação, é colocado um círculo junto a cada entrada de cada porta na qual há uma variável negada. Podemos ver que a aplicação desse procedimento para o circuito da figura acima terá como resultado o seguinte desenho:

Circuito Lógico 02

No caso das equações que possuem a forma produto de somas, também conhecida como canônica ou simplificada, vemos que o primeiro nível será constituído por portas OU, sendo que cada porta responsável por uma das “somas” lógicas da equação. Continuando e chegando ao segundo nível, vemos que é constituído por uma porta E, que irá realizar o produto lógico das parcelas.

Copyright © 2016 AIEC.