Uma maneira eficiente para conseguir determinar as equações que descrevem as saídas de um circuito combinacional será possível observar abaixo:

  1. Nomear as variáveis associadas a cada saída de cada porta do circuito, exceto aquelas saídas que já possuem um nome (exemplo: as saídas do circuito);
  2. Tendo como orientação a esquerda, e seguindo uma ordem de precedência determinada pelas ligações, escolher as equações associadas a cada variável, até que as equações de todas as saídas tenham sido encontradas.

Conseguindo determinar as equações das saídas, a montagem da tabela verdade será direta, havendo uma coluna para cada saída.

Vamos reforçar o conceito do que é um circuito combinacional?

Então podemos dizer que um circuito combinacional é todo circuito cuja saída tem dependência direta das várias combinações das variáveis de entrada.

Por meio do estudo desses circuitos, iremos conseguir entender o funcionamento de circuitos somadores, somadores completos, subtratores, codificadores, decodificadores, circuitos que executam prioridades, dentre outros circuitos que são utilizados na arquitetura (construção) de computadores ou sistemas digitais.

Para construir um circuito, como já falamos anteriormente, é necessário conhecer sua expressão característica.

Uma maneira eficiente de construir a expressão de um problema consiste em construir a tabela verdade para cada situação do problema para, em seguida, obter a expressão.

Observe a figura abaixo e veja uma sequência para construção de uma expressão.

variável

Em um programa de computador, uma variável é um objeto (uma posição, geralmente localizada na memória) capaz de armazenar e representar um determinado valor ou uma expressão.

X
Copyright © 2016 AIEC.