Dando continuidade ao nosso estudo sobre arquitetura de organização de computadores, veremos o que é um circuito combinacional. Cabe ressaltar que o autor Willian Stallings chama circuito combinacional de circuitos combinatórios. Também teremos a oportunidade de estudar os tipos de circuitos combinacionais e o que seja o projeto de um multiplicador e de um decodificador. Vamos começar nosso estudo.
No livro Arquitetura e Organização de Computadores, o autor Willian Stallings define que:
Portas lógicas são geralmente usadas em circuitos eletrônicos, em virtude das situações que os sinais deste tipo de circuito apresentem para presença de sinal o valor "1"; e a ausência de sinal "0". As situações chamadas de "Verdade" e/ou "Falso" são estudadas na lógica de Boole (lógica matemática), que é a origem do nome destas portas.
A maneira de como é o comportamento das portas lógicas é conhecido pela tabela verdade, que apresenta os estados lógicos das entradas e das saídas. Desta forma, como em uma porta simples, a alteração de sinais de entrada é quase imediatamente seguida pela alteração correspondente no sinal de saída, apenas com retardo devido à transmissão de sinais por meio das portas do circuito.
As portas lógicas são circuitos eletrônicos que operam com um ou mais sinais de entrada de forma a produzir um sinal de saída. Uma vez que computador digital processa informações como um conjunto de sinais elétricos que podem ser considerados para representar valores binários onde um determinado valor pode ser interpretado como zero ou um.
X