No caso de um decodificador 3:8 (n =3 : m =8), serão 8 saídas, onde cada saída pode ser vista como um diferente endereço. Para ativar uma dentre 8 saídas, são necessárias 3 variáveis de entrada (por isso 3:8). Cada arranjo das variáveis de entrada seleciona uma e apenas uma dentre as 8 saídas, de tal maneira que cada saída apenas será selecionada por um dos 8 arranjos. Desta maneira, é presumido que se associe a cada saída um índice decimal que represente o arranjo de entradas responsável pela sua ativação.

Tendo por base a ativação em lógica direta, sendo assim, uma saída está ativada quando seu valor é 1, então uma tabela verdade para um decodificador 3:8 poderia ser conforme a figura abaixo:

Observe que uma saída terá o valor 1 para um determinado arranjo das variáveis de entrada. Para cada combinação de entrada só é ativada uma dentre todas as 8 saídas. O circuito de um decodificador 3:8 terá, portanto, 8 saídas, sendo cada saída um dentre os 8 termos possíveis para uma função Booleana de 3 variáveis.

Copyright © 2016 AIEC.