1 - Circuito sequencial

Dando continuidade ao nosso estudo sobre arquitetura de organização de computadores, neste módulo vamos entender o que é um circuito sequencial, conhecer os principais tipos de circuitos sequenciais e o circuito equivalente a partir de uma expressão lógica. Também durante o estudo deste módulo iremos definir o que seja circuito sequencial, quais os tipos de flip-flops e entendermos o que é uma memória.

Para começarmos a definir um circuito sequencial, precisamos relembrar que os circuitos combinatórios implementam as funções básicas de um computador digital. Contudo, exceto no caso especial da ROM, eles não disponibilizam informação de estado ou memória, elementos também essenciais para a operação de um computador digital. Para esse fim, utiliza-se uma forma mais complexa de circuito lógico digital, conhecido por circuito sequencial.

A saída corrente de um circuito sequencial tem dependência não somente da entrada corrente, também tem de valores anteriores da entrada. Outra maneira, e normalmente mais útil, de visualizar esses circuitos é que a saída corrente de um circuito sequencial depende da entrada corrente e do estado do circuito.

Isso quer dizer que, para se obter o próximo estado do sistema (circuito sequencial), é necessário lembrar-se do estado atual (em outros termos, o caminho que me leva à sala depende do lugar na casa onde estou). Significa que o sistema necessita possuir memorizar o estado atual para alcançar o estado seguinte. A lição disso é que o circuito sequencial necessita de elementos de memória.

ROM

Read-Only Memory (ROM), que em português quer dizer “Memória de Apenas Leitura”. Basicamente, a função da memória ROM é oferecer dados apenas para leitura. Normalmente, a ROM é utilizada para armazenar firmwares, pequenos softwares que funcionam apenas no hardware para o qual foram desenvolvidos e que controlam as funções mais básicas do dispositivo. Na ROM de uma calculadora, por exemplo, podemos encontrar as rotinas matemáticas básicas. No caso de celulares, o normal é que as ROMs carreguem o sistema operacional e os softwares básicos do dispositivo.

X
Copyright © 2016 AIEC.