A maneira como é organizada uma pastilha de memória é por meio do estabelecimento de como é constituída por um grupo de registradores, onde cada registrador armazena uma palavra. A "largura" de cada registrador é o número de bits por palavra. O número de registradores é o número de palavras guardadas na memória. Valores comuns para o número de palavras por pastilha são 64, 256, 512,1024, 2048 e 4096.
A maioria deles são de base dois (potências inteiras de 2). Os valores mais comuns para o tamanho da palavra são 1, 4 e 8. Também há a possibilidade de obtenção de outros tamanhos para as palavras, ao se combinar várias pastilhas de memória.
As informações que estão em cada registrador estarão sujeitas a duas operações que são possíveis: escrita e leitura.
As informações que estão guardadas no registrador não serão modificadas pela operação de leitura.
Fica evidente que a operação de escrita remove a palavra que estava previamente guardada no registrador. Contudo, não são todas as pastilhas de memória que possuem a propriedade de ter o seu conteúdo escrito.
Palavra (inglês: word) é a unidade natural de informação usada pelo computadores. É uma sequência de bits com tamanho fixo e que é processado em conjunto em uma determinada máquina. O número de bits em uma palavra (tamanho / comprimento da palavra) é uma característica preponderante da arquitetura de um computador. Esta característica ecoa em vários aspectos de sua estrutura, da sua operação e na indicação da unidade de transferência entre a UCP e MP (memória principal).
X