Resumo

Durante o estudo deste módulo compreendemos o que é um circuito sequencial e conhecemos os principais tipos de circuitos sequenciais e que a partir de uma expressão lógica conseguimos chegar a um circuito equivalente. Relembramos que, em um circuito combinacional, a saída depende apenas de uma combinação das entradas, enquanto que em um circuito sequencial, a saída depende, além de uma combinação das entradas, de uma combinação das variáveis de estado do sistema, ou seja, de variáveis que identifiquem o estado em que o sistema se encontrava.

Vimos os tipos básicos de flip-flops e pudemos entender que as memórias são dispositivos semicondutores, que guardam informações na forma binária. Estas informações são constituídas de números, letras, caracteres diversos, comandos, operações, endereços e etc. Os bits das informações podem ser acessados no momento de leitura ou gravação/substituição, ou no procedimento de escrita ou armazenamento.

Vimos que para aprender o que é um circuito sequencial, precisamos relembrar o que são os circuitos combinatórios. A esses circuitos cabe implementarem as funções básicas de um computador digital. Todavia, exceto no caso especial da ROM, eles (circuitos combinatórios) não disponibilizam informação de estado ou memória, elementos essenciais para a operação de um computador digital. Para esse fim, utiliza-se uma forma mais complexa de circuito lógico digital, que vimos que é o circuito sequencial.

Copyright © 2016 AIEC.