Circuito de armazenamento é a parte dos circuitos digitais que se responsabiliza pelo armazenamento de informações.
Quando falamos em circuitos de armazenamento precisamos entender que, nos sistemas digitais, em especial os computadores, as informações são representadas por meio de conjuntos de binários chamados de “PALAVRAS”. Atualmente, nos computadores, geralmente a PALAVRA tem o tamanho de 32, 64 ou 128 bits. Entretanto, tempos atrás, as estações de trabalho (computadores) usavam apenas 8 e 16 bits.
É natural que um sistema digital seja projetado para trabalhar utilizando determinado tamanho de palavra, sendo assim, deve ter os recursos de hardware que suportem simultaneamente armazenar e processar conjunto de “n” bits (lembre-se: “n” corresponde ao tamanho da palavra).
No desenvolver do estudo deste módulo, veremos os circuitos digitais responsáveis pelo armazenamento de informação, sendo eles os registradores e as memórias ROM e RAM. Dentre estes circuitos, há aqueles construídos de tal forma que conseguem manipular a informação armazenada. Dentre as operações possíveis, estão os deslocamentos (à direita e à esquerda), o incremento e o decremento.
São operações aritméticas. Sendo que o incremento – aumenta “um” no operando (contador) e decremento – diminui “um” no operando. Um exemplo de operação de incremento seria: k = k + 1. Seguindo o mesmo raciocínio, o decremento é: K = K – 1. No desenvolvimento de programas para computadores é muito usado incremento e decremento nas estruturas de repetição na variável de controle. Um exemplo relacionado a manipulação de informações nos circuitos de armazenamento, podemos imaginar um circuito contador (Contadores digitais são circuitos implementados a partir de flip-flops) que possui uma conexão específica para cada flip-flop vizinho, de tal forma que os flip-flop de maior ordem é o responsável pela ordem de “incremento” de seu vizinho de menor ordem.
X