Quando você resolve adquirir um notebook ou outro modelo qualquer de computador, uma das características que provavelmente é observada é a capacidade da memória. Você pode escutar do vendedor que o computador “vem com a capacidade de 4GB de RAM”. Mas o que é capacidade de memória?
Capacidade de memória é o número total de bits que o dispositivo é capaz de armazenar. Pode ser expresso de várias formas: 2048 bits; 2kb ou 256 Bytes.
Por exemplo: computador da marca XXX vem equipado com 4GB (gigabytes) de memória. Na memória interna, a capacidade é geralmente especificada em razão das palavras ou dos bytes (1 byte= 8 bits). Os tamanhos mais usados para palavras são geralmente 8, 16, 32 ou 64 bits. No caso da memória externa, a capacidade é tipicamente expressa em bytes.
Um conceito que está relacionado ao assunto é a unidade de transferência de dados (UTD). Na memória interna, a UTD é proporcional ao número de linhas de dados do módulo de memória. Geralmente o número de linhas é igual ao tamanho da palavra.
Para entender bem, veja estes três conceitos relacionados à memória interna:
Em vários sistemas, a unidade endereçável de dados é a palavra. Contudo, outros sistemas permitem endereçamento de bytes. Em ambos os casos, a relação entre o tamanho em bits A de um determinado endereço e o número de unidades endereçáveis, onde N é 2a = N.
XÉ naturalmente a unidade de organização de uma memória. O tamanho de uma palavra é geralmente igual ao número de bits usados para a representação de um número inteiro e ao tamanho de uma instrução. Entretanto, há várias exceções. Um exemplo que vale a pena mencionar foi o primeiro supercomputador da história, o Cray 1, que teve seu lançamento no ano de 1976, criado pelo norte-americano Seymour Cray. No CRAY 1 uma palavra tinha 64 bits, porém a representação de números inteiros utilizava 24 bits. Outro exemplo foi a arquitetura VAX (Virtual Address eXtension), que foi uma família de minicomputadores de 32 bits, fabricado pela Digital (Digital Equipment Corporation) no ano de 1978. No VAX uma palavra tem 32 bits e há uma grande variedade de tamanhos das instruções, representados como múltiplos de byte.
XA unidade de transferência de dados da MP é o número de bits que podem ser escritos ou lidos de cada vez. Não há necessidade de ser igual a uma palavra ou à unidade endereçável de dados. No caso das memórias externas, as transferências são em unidades maiores que uma palavra, estas unidades são chamadas de blocos.
X