O método de acesso aos dados é uma das maneiras de diferenciar os tipos de memória. Iremos destacar o acesso aleatório.

No acesso aleatório, cada posição de memória endereçável possui um mecanismo único de endereçamento a ela fisicamente conectado. O tempo de acesso a uma determinada posição é constante e não depende da sequência de acessos anteriores.

Dessa forma, qualquer posição será selecionada aleatoriamente, sendo acessada e endereçada diretamente. A MP, bem como algumas memórias cache, são exemplos de dispositivos de memória de acesso aleatório.

A partir da visão do usuário, as características que mais se destacam em relação à memória são seu desempenho e sua capacidade. Há parâmetros que são usados para mensurar este desempenho, são eles:

Tempo de ciclo de memória

Conceito aplicável em especial a memórias de acesso aleatório e compreende no tempo de acesso e o tempo adicional antes que um segundo acesso seja iniciado. Esse tempo a mais poderá ser necessário para que haja o desaparecimento de transientes nas linhas de sinais ou para a regeneração dos dados, caso a leitura seja para subscrever o conteúdo.

X

Tempo de acesso

Em uma memória de acesso aleatório, é o tempo despendido para haver uma operação de escrita ou de leitura. Também é o tempo passado desde o instante em que um endereço é apresentado à memória até o momento estão disponíveis para utilização ou armazenados.

X

Taxa de transferência

É a medida na qual os dados podem ser transferidos de ou para a unidade de memória. Na memória de acesso aleatório, é expressa da seguinte forma: 1/(tempo de ciclo) = 1 /Tc.

X
Copyright © 2016 AIEC.