Várias tecnologias estão sendo usadas para fabricar memórias para computadores. Geralmente as memórias mais usadas são:
São memórias produzidas com componentes de estado sólido e dividem-se em dois tipos básicos: RAM (Random Access Memory) e ROM (Read Only Memory).
XPode parecer incrível, mas as fitas magnéticas e os discos ópticos são os principais representantes para armazenamento de dados. Ousamos dizer que, provavelmente, é o suporte de dados mais antigos e ainda muito utilizados em sistemas computacionais, embora tenha havido várias evoluções desde sua criação na década de 1950.
XSão memórias que utilizam a polarização e refração da luz. Os CDs gravam informações em duas dimensões, mas já experimentos que são capazes de armazenar em cinco dimensões. Um exemplo prático do uso de CD e DVD são os que armazenam informações e programas, sendo utilizados na instalação de programas no computador.
XAs características físicas de armazenamento são de suma importância. Em uma memória volátil há perda de dados quando a energia é desligada. Na memória não-volátil, a partir do momento que os dados são gravados, permanecem disponíveis após o desligamento do computador. As memórias de semicondutor podem ser não-voláteis como voláteis. As memórias de superfície magnética (HD) são não-voláteis.
São memórias que retêm a informação mesmo quando não estão alimentadas (ROM). Dentre as memórias não-voláteis, sobressaem-se as memórias permanentes de computadores, que retêm programas de BIOS, SETUP e DIAGNÓSTICO,fabricadas pelos AWARD, PHOENIX, AMI etc.
XA organização de memória é o arranjo físico dos bits para formar PALAVRAS.
A organização é um aspecto que deve ser observado no projeto de memórias de acesso aleatório. Geralmente é fornecido como sendo o número de posições de memória versus o número de bits por posição como, por exemplo, 2kB, ou seja, 2x1024 Bytes ou 2048x8bits.