Uma memória importante, mais cara e menor, é a memória FLASH, que é constituída de registradores internos do processador. Geralmente um processador possui várias centenas de registradores internos.

O personagem principal das memórias internas é a MP (memória principal). Cada posição da MP possui endereço único. A maioria das instruções de máquina faz referência a um ou mais endereços da MP. Geralmente a MP é combinada com uma memória cache menor e de velocidade maior. A maioria de nós (usuários) e até mesmo usuários avançados (desenvolvedores de software) não prestamos atenção à memória cache. Mesmo passando despercebida a memória cache desempenha o papel importante de ser a responsável pela organização da movimentação de dados entre os registradores do processador e a MP, com o intuito de melhorar a performance.

Observando a hierarquia, os registradores, memória cache e MP são os tipos de memória voláteis que utilizam a tecnologia de semicondutores. Este uso de 3 níveis de memória explora o fato de existir uma gama de tipos de memória de semicondutor que possuem diferenças no custo e na velocidade.

Para o armazenamento de dados de forma permanente são usados dispositivos externos de armazenamento de massa, dentre os mais conhecidos temos:

Copyright © 2016 AIEC.