Há também a possibilidade de utilizar parte da MP como área de armazenamento temporário de dados que depois serão gravados em disco. Essa técnica é chamada de cache de disco, que tem por objetivo melhorar o desempenho do sistema fazendo operações de escrita em disco de forma agrupada ou invés de fazer transferências de pequenas quantidades de dados. Outra maneira é que alguns dados a serem escritos em disco podem ser referenciados outra vez pelo programa e antes que aconteça uma nova transferência de dados da cache para esse disco.
Nos primórdios da computação, quando dos primeiros computadores, a tecnologia mais utilizada na época para fabricação da MP de acesso aleatório era utilizando um grupo de anéis de material ferromagnético, chamados de núcleos. Desde o seu aparecimento, as memórias que utilizam a tecnologia da microeletrônica são muito mais superiores às memórias de núcleo magnético. Nos dias atuais, o uso de pastilhas de semicondutores para a MP é muito difundido. Observe a figura abaixo sobre os tipos de memória de semicondutor:
Na figura acima o tipo de memória de semicondutor mais conhecida é a memória de acesso aleatório (RAM - Random Access Memory). A RAM tem uma particular característica de possibilitar a leitura e gravação (escrita) de dados sejam de maneira fácil e rápida. Esta gravação e leitura são realizadas por meio de sinais elétricos.