Para calcular a capacidade de uma MP (Memória Principal) precisamos entender que as memórias RAM são organizadas em células, que podem conter parte de um dado ou o dado completo. A mensuração (medida) utilizada para sua capacidade é o bit (Kbit, Mbit etc.) ou em quantidade de células diretamente. Em virtude de cada célula conter, no máximo, um determinado dado, e cada célula é identificada por um endereço, o mais importante componente para a determinação da capacidade máxima de memória de um sistema é a quantidade de células (ou endereços) suportada por um sistema. Na maioria dos sistemas são usadas células de 1 Byte (8 bits), no dia a dia usamos geralmente em bytes, por exemplo, compra-se um computador com 4 megabytes de memória. Outro exemplo: dizemos que um computador tem um pente de memória de 128 MB – 128 MegaBytes. No último exemplo, estamos dizendo é o número de células.
Para realizar conversões, é necessário lembrar que:
2Kbytes = 2 x 1024 x 8 bits = 2 x 210 x 23 = 214 bits.
Nas células são armazenados bits, então para determinada célula de M bits, podemos ter 2M diferentes símbolos. E uma célula com capacidade de 8 bits, podemos ter até 256 símbolos, que vão de 00000000 até 11111111.
Caso determinada memória principal possua N endereços e E é a quantidade de bits que o compõe cada um dos N endereços, consequentemente N = 2E. Essa memória principal terá, por consequência, a capacidade de armazenar T igual a N x M = 2E x M.
Então podemos resumir que para calcular o total de bits de uma memória principal é igual a N x M. Então:
N = 2E, então, MP = 2Ex M.