Resumo

Estudamos neste módulo que a localização, capacidade, unidade de transferência e método de acesso são características dos sistemas de memória dos computadores. Vimos que há uma hierarquia no acesso à memória conforme a sua proximidade física ao processador. Entendemos que a forma hierárquica da organização da memória no computador é em virtude de como é a sequência de utilização e acesso à memória. Por proximidade o processador acessa primeiro a memória cache, depois a Memória Principal (MP) e depois a memória secundária. Esta é a maneira básica do uso dos recursos de memória em um computador.

Várias tecnologias são empregadas na implementação de um sistema de memória. É interessante observar que o mais importante nesta implementação é conseguir uma capacidade de armazenamento maior com um custo por bit menor. Isto é, uma memória principal (MP) com maior capacidade e com um custo baixo (mais barata). Entretanto, ao compararmos com uma memória secundária (exemplo: HD) com a MP é fácil notar a diferença de capacidade de armazenamento, mas o acesso ao HD é muito mais lento do que o acesso a MP.

Vimos que há a memória RAM e ROM e as respectivas diferenças entre elas. No caso da memória RAM ela é dividida em dinâmica e estática em virtude da tecnologia utilizada. Uma RAM dinâmica é constituída por células que armazenam dados com a carga de capacitores. Contrastando com a memória RAM, há a memória chamada de “apenas de leitura” (ROM). O nome nos remete que a ROM contém e mantêm os dados e que eles não devem ser alterados. Embora ela permita ler seus dados, em contrapartida, ela não permite alterá-los. A ROM tem sua importância destacada na microprogramação, nas bibliotecas de sub-rotinas, programas do sistema e tabelas de funções.

E por fim, vimos que para calcular a capacidade de uma MP precisamos entender que as memórias RAM são organizadas em células, que podem conter parte de um dado ou o dado completo. A mensuração (medida) utilizada para sua capacidade é o bit (Kbit, Mbit etc.) ou em quantidade de células diretamente.

Copyright © 2016 AIEC.