A seguir iremos relacionar os tipos de instruções de máquina:
Instruções aritméticas proporcionam capacidade computacional para processar dados numéricos. As instruções booleanas operam sobre bits de uma PALAVRA; disponibilizam, então, uma capacidade para processar todo tipo de dado que o usuário desejar. Essas operações são primariamente efetuadas em dados guardados em registradores da CPU, consequentemente, é isto que motiva a existência de instruções de memória para mover dados entre os registradores e a memória e vice-versa.
Para a transferência de programas e dados para a memória e para a transferência dos resultados retornando para o usuário é que há as instruções de E/S (Entrada e Saída). Instruções de teste, como o próprio nome diz, são para fazer o teste do valor de uma palavra de dados ou o estado de uma execução. Para o desvio da execução de um programa para uma nova instrução é que há as instruções de desvio, geralmente em detrimento do resultado de um teste.
Os campos de endereço, no formato de instrução típico, são relativamente pequenos. Com o intuito de possibilitar a referência a uma grande quantidade de posições de MP, técnicas variadas de endereçamento vêm sendo empregadas. A maioria dessas técnicas envolve decisões que contrapõem a quantidade de posições de memória endereçáveis e ou a flexibilidade de endereçamento ao número de referências à memória em cada instrução e/ou à complexidade do cálculo de endereços.