Em virtude de haver um número grande de alternativas para a organização de um computador, é necessário haver mecanismos que possibilitem a realização de uma avaliação de cada arquitetura. Para isso, algumas medidas básicas de avaliação são necessárias. Atualmente o desempenho está associado à velocidade de execução das instruções básicas representadas em MIPS (milhões de instruções por segundo) e por flops. Outra maneira é a velocidade de execução de programas representativos das aplicações em benchmarks (teste para avaliação de performance na execução de um programa).
Quando avaliamos o custo de um determinado componente precisamos nos atentar aos parâmetros que mais influenciam o valor final que são: número de pinos, área de chip e número de chips por sistema.
Quando você resolve adquirir um laptop ou um notebook pode utilizar como parâmetro o tamanho, pois para você um item importante é a facilidade de transporte e uso em viagens.
Será muito difícil avaliar um sistema de maneira isolada, geralmente a comparação básica que fazemos é o custo e desempenho, que tenha um preço justo e um desempenho aceitável, que possamos assistir a um filme em HD ou jogar determinado game. Aliás, quando falamos em jogos, o fator desempenho ganha um vulto maior, pois dependendo do jogo haverá uma alta exigência de recursos como processador, memória, placa de vídeo dedicada, capacidade de armazenamento e etc. Vamos usar como exemplo uma propaganda sobre as especificações e vantagens de adquirir um notebook da Marca XYZ:
“Você pode assistir a um filme de sucesso ou bater um recorde em um jogo sem problemas, pois a 4ª Geração dos Processadores XYZ oferece bateria de longa duração e uma experiência visual surpreendente para você aproveitar ao máximo seus aplicativos e jogos favoritos...”
Sendo assim, o mais importante é o entendimento da necessidade e do emprego de determinada arquitetura.
Flop(s) é um acrônimo na computação que significa FLoating-point Operations Per Second, que, em português, quer dizer operações de ponto flutuante por segundo. Isto é usado para determinar o desempenho de um computador, especificamente no campo de cálculos científicos, que fazem grande uso de cálculos com ponto flutuante; similar a instruções por segundo. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/FLOPS)
XEm computação, benchmark é o ato de executar um programa de computador, um conjunto de programas ou outras operações, a fim de avaliar a performance relativa de um objeto, normalmente executando uma série de testes padrões e ensaios. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Benchmark).
XNo caso do tamanho, a avaliação está nas características físicas, exemplo: peso, volume, facilidade de transporte e consumo de energia. Você também poderá considerar outro fator, por exemplo: para estudar.
X