Arquitetura de alto desempenho

Um projeto de um sistema com arquitetura de alto desempenho só é possível alterando os algoritmos para melhor ajustar à organização do sistema. Há outros casos em que apenas mudanças na organização básica do sistema também serão necessárias. Dependendo da arquitetura, será mais adequado o uso de paralelismo.

No processo de definição de arquitetura torna-se necessário observar alguns questionamentos:

Diante destas perguntas chegamos à conclusão de que não há uma resposta simples. Essas perguntas exigem uma análise mais ampla, abrangendo o teste com programas (softwares) que exijam determinada resposta do sistema computacional. Por meio destes testes será possível desenvolver projetos computacionais com arquitetura de alto desempenho identificando e retirando os possíveis “gargalos” do sistema. Estes “gargalos” limitam o desempenho como um todo.

Paralelismo

O paralelismo ou também chamado de ILP (Paralelismo em nível de instrução) é uma técnica utilizada no desenvolvimento de processadores e compiladores que melhoram (aumentam) o desempenho dos computadores, fazendo que operações como multiplicações de ponto flutuante, adição de inteiros, escrita e leitura de memória sejam executadas em paralelo. No nível de instruções, o paralelismo é muito utilizado por arquiteturas de processadores que possuem a capacidade de operar dados ou executar instruções em paralelo.

X
Copyright © 2016 AIEC.