4 - Arquitetura RISC

Tendo por objetivo melhorar a performance, estudos sobre o comportamento da execução de programas em linguagens de alto nível visam orientar o projeto de um novo tipo de arquitetura para processadores, o chamado computador com conjunto reduzido de instruções (Reduced Instruction Set Computes), também conhecido como arquitetura RISC.

Trata-se de uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas.

Desde o surgimento e desenvolvimento do 1º computador que utilizava a memória para armazenamento dos programas, na década de 1950, não houve tantas mudanças significativas na área de Arquitetura de Organização de Computadores. Podemos destacar que os maiores avanços foram:

Família de computadores
Os computadores são fabricados com características de desempenho e preço diferentes, mas mantendo a mesma arquitetura, sendo assim, as diferenças estão na implementação da mesma arquitetura. Este conceito, chamado de família de computadores, começou na década de 1960, com a família 360 da IBM e a família PDP-8 da DEC.
Unidade de Controle Microprogramada
Sugerida por M. Wilkes, foi introduzida pela IBM na linha 360. A microprogramação tem como tarefa facilitar o projeto e implementação da unidade de controle, oferecendo suporte para o conceito de família de computadores.
Memória cache
Foi também na família IBM 360, especificamente no modelo 85 (1968), que a memória cache foi introduzida comercialmente. Houve uma melhora sensível no desempenho graças à adição desse componente na hierarquia de memória.
Pipeline
A Pipeline surgiu no intuito de introduzir paralelismo na forma essencialmente sequencial dos programas em linguagem de máquina.
Múltiplos processadores
Abrange um número grande de organizações de máquinas (computadores) e com objetivos distintos.

Linguagem de alto nível

Linguagem com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas à arquitetura do computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções e registradores. Essas características são abstraídas na linguagem de alto nível. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_programa_de_alto_nivel)

X
Copyright © 2016 AIEC.