RISC X CISC – Projetos Recentes
Até o momento você deve ter observado as características de cada arquitetura (RISC X CISC) e provavelmente deve estar pensando ou querendo saber qual delas seria realmente a melhor arquitetura.
Sendo assim, não há atualmente processadores que sigam fielmente uma arquitetura específica, RISC ou CISC. Veja alguns exemplos.
Visando à praticidade, uma vantagem da arquitetura CISC é que já há várias instruções guardadas no próprio processador, o que viabiliza o trabalho dos programadores que, desta forma, já têm disponível as instruções necessárias para seus programas. Caso o programador estivesse programando para uma arquitetura RISC, ele teria mais trabalho, pois as instruções são mais simples e exigiriam muito, caso houvesse a necessidade de executar algumas tarefas mais complexas. Uma comparação bem interessante e que ajuda na elucidação seria tentar usar uma calculadora comum (operações básicas) para fazer cálculos de estatística ou usar a calculadora comum para fazer conversão de base.
|
Para finalizar nosso módulo, uma sugestão é você visitar a página (http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/03/quais-as-diferencas-entre-os-processadores-amd-e-intel.html) e ler esta reportagem sobre as diferenças entre processadores da marca Intel e da marca AMD. Outra sugestão é a reportagem (http://www.tecmundo.com.br/processadores/2760-tabela-de-processadores-intel.htm) que explica com detalhes as características dos processadores da INTEL e vale a pena visitar a página da AMD (http://www.amd.com/pt-br/products/processors) para conhecer alguns tipos de processadores e suas características. |
Exemplos clássicos que podemos usar são os processadores que surgiram a partir do ano 2000, como a família x86 da INTEL, a família AMD Athlon, e o G4 da Apple, que iniciaram esta “mistura” de características das duas arquiteturas, sendo que, o objetivo é simples: buscar as melhores características do RISC e CISC e ter um excelente desempenho.
X