Há inúmeras possibilidades na arquitetura dos computadores com a finalidade de uniformizar as características dos sistemas computacionais, porém a taxonomia de Flynn é a mais aceita na área, pois considera tanto o número de instruções executadas, quanto o conjunto de dados para os quais essas instruções são submetidas. Vale a pena relembrar a classificação dos computadores segundo Flynn:

Taxonomia de Flynn

Single Data Multiple Data
Single Instruction SISD (Single Instruction Single Data): uma instrução de um programa por vez, através de um processador único. Exemplos: PCs, workstations e servidores com um único processador SIMD (Single Instruction Multiple Data): uma única instrução processada sob diferentes itens de dados. Possuem alto padrão de regularidade nos dados, como o processamento de imagens. Exemplos: máquinas vetoriais
Multiple Instruction MISD (Multiple Instruction Single Data): múltiplas instruções, através de um processador único. Possui um alto padrão de regularidade funcional como processamento de sinais. MIMD (Multiple Instruction, Multiple Data): arquiteturas com múltiplos processadores que podem executar instruções independentes dos demais. Exemplo: Thinking Machines CM-5, clusters de computadores.
Copyright © 2016 AIEC.