6 - Protocolos Leves

Esta abordagem enfoca não só a maximização da utilização da infraestrutura das redes, mas também o desempenho computacional de aplicações de diferentes naturezas em ambientes distribuídos de redes.

Atualmente, há a utilização de maiores larguras de bandas (band-width) com menor retardo (latency) e o universo de equipamentos que estão sendo conectados às redes causam impacto nas arquiteturas de protocolos de redes.

6.1 Arquitetura TCP/IP

O protocolo da camada da rede IP (internet protocol) é o padrão do ambiente internet, assim como os protocolos de transporte, TCP (transmission Control Protocol) e UDP (user datagram protocol), que representam o modo como as aplicações podem solicitar serviços orientados e não orientados à conexão. Foram projetados num período onde as redes físicas de enlace tinham uma baixa qualidade, ou seja, com alta frequência de erros nas redes de comunicação devido às condições físicas do meio, sendo protocolos bastante robustos, e quando utilizados em uma infraestrutura mais adequada de transmissão apresenta algumas deficiências.

A retransmissão go-back-n é a implementada no protocolo TCP, quando uma conexão entre dois pontos estiver em curso ou um erro de recebimento for detectada, todos os pacotes a partir do pacote perdido serão retransmitidos. Uma delas é o desperdício da largura da banda para a transmissão de pacotes que já haviam chegado ao destinatário e também o processamento dos pacotes pelo nó destinatário e posterior descarte dos pacotes, ou seja, há necessidade de soluções mais adequadas quando do uso de redes com alta taxa de transmissão, alto custo e baixa ocorrência de erros.
Copyright © 2016 AIEC.