7 - Análise das Funções do Protocolo de Transporte

Dentre os mecanismos do protocolo de transporte, está a função de gerência de conexão, que estuda o início e término de uma associação de transporte, analisando os aspectos de:

1. Sinalização
Que é a troca de informação entre duas entidades de transporte, podendo ser chamada in-band, quando dentro de uma mesma associação tenhamos dados e informação (TCP, NETBLT, XTP, OSI/TP4, Delta-t, VMTP), ou out-of-band, quando dados e informações de controle são transmitidas separadamente (Datakit, APPN).
2. Configuração inicial e fechamento
Estabelecimento de conexão cujo fechamento está condicionado a dois mecanismos: handshake, (que requer troca de mensagens entre as entidades de comunicação) e implicit (timer-based), onde a abertura de conexão é efetuada ao primeiro pacote recebido e o fechamento por intermédio de controle de tempo.
3. Seleção do serviço de transporte
Escolha do quer prover de acordo com a infraestrutura da rede, analisando os parâmetros de tamanho máximo de pacote, timeout, contadores de tentativas e tamanho dos buffers, para que fiquem estaticamente estabelecidos durante a conexão e que o fluxo de controle e número de sequência sejam atualizados pelos algoritmos e pelo sistema de controle de mensagem durante a transferência de dados.
4. Multiplexação
Combinação dos dados de várias conexões ao nível de protocolo para uma simples associação, que é efetuada durante a fase de transferência de dados. No caso de conexões da camada de transporte para um ponto na camada de rede, é considerada como um circuito virtual para as redes orientadas à conexão e par para redes não orientadas a conexão. Somente os protocolos APPN e Datakit não fazem a multiplexação.
5. Controle da informação
Usado para o efetivo sincronismo de estado entre remetente e destinatário, sendo necessário para o gerenciamento de conexão, recebimento de dados, reconhecimento na chegada de pacotes, fluxo de transmissão e tratamento de erro.
Copyright © 2016 AIEC.