Resumo

A lógica das proposições é mapeamento do formato e das regras do pensamento, possibilitando a verificação da verdade ou falsidade deste pensamento.

Para tanto, o pensamento precisa ser completo, ou seja, de claro entendimento. Quando isso ocorre, chamamos o pensamento de proposição ou de proposição lógica.

Uma proposição ou é verdadeira ou é falsa, sendo excluída a possibilidade de um terceiro valor, além de não poder ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.

Sentenças interrogativas, imperativas e exclamativas não são proposições lógicas, pois não emitem um juízo sobre o assunto e, portanto, não se pode atribuir um valor de verdade ou falsidade.

Classificam-se as proposições em simples ou compostas. As proposições simples são aquelas de expressam apenas um fato, mas, por outro lado, as proposições compostas são aquelas constituídas por dois ou mais fatos declarados. Para a combinação dos fatos, uma proposição composta conta com os conectivos “e”, “ou”, “ou...ou”, “se...então” e “se e somente se”. Sem esquecer do operador de negação “não”, que inverte o sentido da proposição original.

Copyright © 2016 AIEC.