O próximo módulo continua o estudo com os conectivos “e”, “ou” e “ou... ou”, e também aborda os conectivos “se.... então” e “se e somente se”. Por enquanto, o importante é a consciência de que qualquer informação declarativa será automaticamente esmiuçada por meio do nosso raciocínio lógico natural. Na maioria das vezes esta intuição nos garante a correta interpretação, mas em outros casos, ela não é suficiente para a análise segundo a ciência da lógica matemática das proposições.
Assim sendo, no decorrer desta disciplina são apresentados mecanismos eficientes que garantem as corretas análise e conclusão, sem restar dúvida quanto à veracidade ou falsidade de uma determinada declaração.
“Ela [a lógica] lhe dará clareza de pensamento, a habilidade de ver seu caminho através de um quebra-cabeça, o hábito de arranjar suas ideias numa forma acessível e ordenada e, mais valioso que tudo, o poder de detectar falácias e despedaçar os argumentos ilógicos e inconsistentes que você encontrará tão facilmente nos livros, jornais, na linguagem cotidiana e mesmo nos sermões e que tão facilmente enganam aqueles que nunca tiveram o trabalho de instruir-se nesta fascinante arte.”
Lewis Carroll