Podemos encontrar diversos tipos de motores de busca:

• Globais
  • Têm uma apresentação de resultado aleatória, que pode referir-se a qualquer tema. Estes buscadores procuram todos os documentos publicados da internet, exibem as informações de acordo com a quantidade de acessos aos sites. O Google, Yahoo e Bing são os buscadores globais mais acessados.



• Verticais
  • Executam buscas especializadas em bases de dados próprias de acordo com seus limites e temas. Na maioria das vezes, a busca e/ou a inserção de informações nestas bases é paga, pois são conteúdos específicos. Quando vamos pesquisar por um eletrodoméstico e acessamos um site como o BuscaPé, estamos acessando um buscador vertical, que trará as ofertas cadastradas pelas lojas on-line. Outro exemplo, é quando cadastramos nosso currículo em sites de emprego e as empresas procuram por perfis profissionais nestes sites, como o CATHO e Ceviu.


• Locais
  • Fazem pesquisa de informações regionais. As informações obtidas podem ser referentes a prestadores de serviço e empresas. São destacadas as informações de quem contrata o serviço de destaque. São indicados para empresas e prestadores que querem divulgar seus serviços em uma região, estado ou cidade. O Listão, GuiaMais, AcheCerto são exemplos de publicadores locais.


Copyright © 2016 AIEC.