As organizações vêm enfrentando obstáculos para adequar-se aos avanços tecnológicos e ao mundo globalizado, pois estão inseridas em um ambiente competitivo e cheio de desafios. O mundo globalizado transforma as organizações a todo instante, o que gera um impacto considerável nas atividades de seus funcionários, independente da área de atuação da organização.

Hoje, para uma organização tornar-se competitiva, é de grande importância que seus funcionários estejam inseridos no mundo da tecnologia da informação, que os especialistas em TI participem das tomadas estratégicas de decisão e que as atividades dos funcionários sejam automatizadas por meio de sistemas de informação.

O crescimento contínuo e exponencial de pessoas especializadas em tecnologia da informação, independente da formação acadêmica, é um forte indício do crescimento da importância desta área em nossa sociedade. Um profissional da área de TI pode trabalhar em diversas vertentes da área, tais como: desenvolvimento de código, modelagem de banco, entre outras. Veremos esse aspecto com mais detalhes em módulos mais adiante.

A gestão de informação e de dados, os sistemas de telecomunicações, softwares e hardwares são partes integrantes da TI. Entendendo o funcionamento de cada um destes componentes, passaremos a entender melhor o funcionamento da TI.

A automatização dos processos negociais de uma organização, por meio da aplicabilidade dos recursos de TI nesta, não traz apenas consequências positivas. Pode trazer também uma grande consequência negativa: o medo nos integrantes da organização em enfrentar as mudanças trazidas com a inserção da TI no cotidiano da organização, devido ao receio de ser substituído em suas atividades, de mudar seu cotidiano, de não entender suficientemente o negócio, entre outros.

Copyright © 2016 AIEC.