Os computadores passaram por diversas evoluções que podem ser retratadas nas chamadas “Gerações de Computadores”:

A evolução das partes básicas do computador (hardware) e o aprimoramento dos softwares (programas) foram refletidos nas três primeiras gerações de computadores.

A Primeira Geração
  • Abrange o período de 1945 a 1959. Estes computadores eram lentos, muito grandes, usavam válvulas eletrônicas e quilômetros de fios, como também esquentavam excessivamente.



A Segunda Geração
  • Abrange o período de 1959 a 1964. Estes computadores usavam transistores do lugar de vávulas e fios de ligação, tornando os computadores menores, mais baratos e rápidos.



A Terceira Geração
  • Abrange o período de 1964 a 1970. Os computadores tinham circuitos integrados (que alcançam velocidade de processamento na casa de microsegundos), o que gerou uma redução dos custos, maior compactação e deu início à utilização dos Sistemas Operacionais.



A Quarta Geração
  • Ocorreu entre 1970 e 1990. Tem como principal característica a melhoria da tecnologia já existente para otimizar o uso da máquina na resolução de problemas dos usuários, a confiabilidade e a velocidade (na ordem de nanossegundos). O tamanho dos equipamentos já diminuiu consideravelmente neste período.



A Quinta Geração
  • Teve início em 1991 e apresenta potentes computadores inteligentes, os quais já se pretendia construir em meados da década de 1990 pelos japoneses. O termo passou a contemplar elementos de diversas áreas de pesquisa relacionadas à inteligência computadorizada: inteligência artificial, sistemas especialistas e linguagem natural.



Copyright © 2016 AIEC.