Mesmo possuindo educação tecnológica básica, os trabalhadores precisam estar em constante capacitação, pois, como vimos, as demandas por novas tecnologias acabam por aumentar a procura por profissionais qualificados, fato que se torna mais evidente no novo mundo de produção, que tem como base tecnologias que mudam constantemente.
Desta forma, faz-se necessário um sistema de educação permanente para as novas gerações, bem como de capacitação para os trabalhadores já inseridos no mercado.
Esta grande exigência por qualificação força os trabalhadores a buscar constantemente formas de atualizar seus conhecimentos sobre as atividades desempenhadas, o que envolve conhecer informações básicas, os princípios e processos, verificar se está apto a desempenhá-las e se é capaz de capacitar-se sozinho ou se precisa de ajuda de especialistas que as dominam.
A sociedade atual, conhecida como sociedade do conhecimento, precisará criar meios de financiamento da educação profissional, que garantam a aprendizagem durante toda a vida das pessoas. No Brasil, há iniciativas de formação profissional, que atrelam os sistemas educacionais a parcerias eficientes entre o público, o privado e o voluntário, como é o caso do Sistema S.
Sistema S é o nome pelo qual ficou convencionado de se chamar ao conjunto de nove instituições de interesse de categorias profissionais, estabelecidas pela Constituição brasileira, representativas dos setores produtivos que geram ocupação e renda: indústria, comércio, agricultura, cooperativas, transporte (etc.). Sua função principal é capacitar e qualificar mão de obra, oferecer serviços de assistência social e bens culturais. O Sistema S inclui o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), entre outros.
X