3 - O teletrabalho

As novas tecnologias trouxeram benefícios nem sempre percebidos pelos trabalhadores. A modernização tecnológica, por exemplo, permitiu encurtar a jornada de maneira substancial. Embora se argumente, com frequência, que o número de horas ausentes na família constitua um problema sério, decorrente do excesso de trabalho, esse aspecto se deve mais ao fato de os trabalhadores morarem longe do trabalho do que com a pressão ocasionada pelas novas tecnologias.

Em alguns casos, as novas tecnologias da informação e da comunicação transferiram o trabalho para dentro da casa dos trabalhadores – o chamado teletrabalho.

Teletrabalho, também conhecido por trabalho remoto, significa, literalmente, trabalho a distância. Na prática, trata-se do trabalho que é executado em local diferente do que é usualmente ocupado pela pessoa que o realiza, o que é viabilizado pelo uso de equipamentos ou recursos apropriados, como computadores e internet.

Algumas pessoas trabalham jornadas intermitentes, em dias por elas escolhidos e interagem com a família como querem. Mais do que isso. As TIC possibilitaram a mobilidade do principal instrumento de trabalho (computador) para o ônibus, o trem, o avião, o automóvel, o hotel, permitindo o cumprimento de tarefas a distância, do modo mais conveniente aos trabalhadores.

Copyright © 2016 AIEC.