Em diversas áreas de conhecimento do mercado atual temos uma forte influência da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Reconhecendo a Saúde como uma área de grande importância à natureza humana, vamos analisar os impactos das TICs nas ações de apoio à decisão, operacionais e gerenciais sobre esta área.
Os avanços tecnológicos ajudam a prevenir enfermidades que há pouco tempo nem diagnóstico possuíam. A vida média da população foi prolongada, fato que estimulou o investimento em outras áreas e atividades, como por exemplo, a produção de bens e serviços voltados para os idosos e deficientes. O homem desenvolveu técnicas, tecnologias e artefatos novos, que na área da saúde, geram uma grande revolução que afeta desde a interação entre pacientes e profissionais até as rotinas das clínicas e hospitais.
A infraestrutura da Tecnologia da Informação na Comunicação é representada pela junção de tecnologias e competências humanas. Essa infra, sendo aderente aos objetivos de negócio da organização, é a base para auxiliar a execução de atividades de forma eficaz, eficiente e competitiva.