Para ultrapassar barreiras culturais, socioeconômicas e geográficas para os serviços e informação em saúde em centros urbanos remotos e comunidades carentes, a telemedicina/telessaúde é uma ferramenta significativa. Dentre seus vários benefícios e serviços oferecidos, temos:
A telemedicina permite que a assistência remota mínima de saúde e a disseminação de informação seja um processo interativo, no qual os provedores de serviços de saúde deixam com a sociedade a responsabilidade primária sobre o cuidado com a saúde individual e do grupo. Essa interação virtual favorece pequenas comunidades em desvantagem geográfica ou sociocultural e amplia as ações de profissionais e agentes de saúde comunitários, integrando-os aos serviços de saúde localizados em hospitais e centros de referência, mantendo a forma de atendimento contínuo para tratamento, prevenção e diagnóstico.
O telemonitoramento permite aos familiares acompanharem um paciente durante o seu internamento através de videoconferência ou, por exemplo, permitem que as mães vejam os seus bebês prematuros enquanto estão internados na UTI neonatal.
XA teleconsulta é a consulta ao paciente pelo profissional de saúde através de teleconferência, videoconferência, webconferência (com o recurso de uma câmera e monitor de vídeo e, se necessário, conexão à internet) e, eventualmente, utilizando-se alguns periféricos para a transferência de documentos, tais como resultados de exames, fotos etc.
XO envio remoto de sinais e imagens médicas, dados laboratoriais e outras informações de um paciente, auxilia o diagnóstico do paciente a distância.
XUtiliza a comunicação a distância entre o paciente e o serviço médico para orientação médica, agendar consultas, conseguir informações sobre o serviço, internamento, transferências ou ainda dados relativos a uma determinada patologia, etc.
X