Percebe-se que as novidades tecnológicas aumentaram a produtividade e os lucros nas organizações, os recursos tecnológicos foram investidos em setores produtivos e as vagas de emprego cresceram exponencialmente em inúmeros setores econômicos – serviços de saúde, educação, segurança pública, justiça, bancos, reparação, serviços pessoais, entre outros, gerando mais empregos.
As tecnologias da informação e das telecomunicações entraram no mercado de trabalho de forma ampla e significativa, resolvendo alguns problemas e criando outros.
O ambiente de trabalho de uma forma geral passou a ser observado constantemente, fator decorrente do uso de novas máquinas e equipamentos que são controlados à distância por computadores.
Com o uso das novas tecnologias, principalmente a da informação, é possível ligar diretamente a alta administração aos trabalhadores de produção, sem intermediários, criando ambiente de responsabilidades compartilhadas e requerendo um nível considerado de autonomia e de responsabilidade em decisões importantes.
A Tecnologia de Informação quando aplicada na área de comunicação recebe o nome de TIC. Todas as tecnologias que interferem no processo de comunicação entre as pessoas fazem parte deste conjunto.
A capacidade de relacionamento do homem está diretamente ligada à comunicação. A Internet foi a principal responsável pela potencialização do uso das TIC em várias áreas economicamente significativas na sociedade. Na educação, podem ser usadas no processo de ensino e aprendizagem a distância. Na indústria, no processo de automação. No comércio, no gerenciamento e publicidade. No setor de investimentos, na geração de informações simultâneas e comunicação imediata.
Uma das grandes inovações trazidas pelos avanços tecnológicos na área da saúde é a Telemedicina/Telessaúde ampliando a assistência e cobertura para a população. O uso de tecnologias de informação e telecomunicação é feito para representar e suportar serviços, treinamento e informação em saúde para provedores de assistência médica e a pacientes. Dentre seus vários benefícios e serviços oferecidos, temos: telemonitoramento, teleconsulta, telediagnóstico, teleatendimento e telecirurgia.