O mercado de TI é muito rico em relação à variedade de áreas de atuação, pois dispõe de uma gama de postos para os mais diversos perfis e níveis de formação, que variam desde o nível técnico, passando pelos superiores tecnológico e bacharelado e indo até profissionais sem formação alguma, mas que acumulam anos de experiência e alto conhecimento técnico.
Em se tratando de formação de nível superior, o profissional de TI pode adquirir conhecimento em diversos cursos de graduação, tais como: Informática, Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação, Processamento de Dados, entre outros cursos similares. A ausência de restrições para o exercício dos cargos de TI permite que profissionais capacitados de outras áreas ou mesmo que não possuem formação superior ocupem esses cargos nas empresas.
Um profissional que decide trabalhar com TI deve saber que, embora seja uma área muito promissora financeiramente, demanda de seus profissionais qualificações técnicas, que devem ser atualizadas constantemente, seja por meio de estudos autônomos ou cursos e certificações técnicas.