• Segurança da Informação

Com o intuito de proteger e preservar dados e informações de uma organização ou indivíduo, surgiu a área de segurança da informação, que pode abranger informações eletrônicas, sistemas computacionais e de armazenamento. Para isso, é de grande importância que algumas características sejam preservadas, tais como: autenticidade, integridade, confidencialidade, e disponibilidade.

O mercado tem procurado profissionais especialistas em segurança devido à importância e à complexidade de mantê-la. Estes profissionais devem ser capazes de identificar problemas de segurança, construir e testar modelos, devem zelar pela segurança da rede (equipamento, sistemas operacionais de servidores e clientes e programas utilizados), monitorar tentativas de invasão e uso indevido dos recursos da rede, além de definir e manter as regras de uso dos recursos computacionais da empresa.

Dentre os conhecimentos e habilidades exigidas do profissional que atuará nesta área, destacam-se: profundo conhecimento do protocolo TCP/IP e dos sistemas operacionais de clientes e de servidores existentes na empresa, conhecimento de configuração e atualização de regras em firewalls, conhecimento de protocolos típicos de inter-redes (Frame Relay, X25, ATM etc.), e de ferramentas de monitoramento de tráfego de rede, incluindo sniffers. Algumas empresas exigem ainda que o analista de segurança também conheça as linguagens de programação utilizadas pela empresa.

Copyright © 2016 AIEC.