• Qualidade de Dados
Na maioria dos casos, dados sem qualidade dificultam as decisões ao invés de ajudar, pois podem gerar inconsistências que levam a decisões erradas. De nada vale investir em tecnologias de ponta e em ferramentas de geração de relatórios se os dados de origem não têm qualidade.
Considerando que hoje lidamos com grandes volumes de dados, para que estes sejam transformados em informações de forma mais eficiente e eficaz, é necessário que passem por um processo de filtragem, o que torna os dados consistentes e confiáveis, permitindo que estes sejam usados para tomadas de decisão sem o receio de gerarem inconsistências.
A qualidade de dados, em geral, é definida de acordo com a sua aptidão para o uso, isto é, como cada cliente da informação irá utilizá-la. Saiba+
Profissionais trabalham na área de qualidade, os chamados analistas de qualidade de dados, devem se dedicar ao estudo de ferramentas e técnicas de filtragem de dados, assim como, a conhecer a forma como os dados são gerados.
Na prática, todos têm uma visão própria e diferente a respeito de Qualidade de Dados. Para o profissional de marketing direto, Qualidade de Dados pode significar limpeza dos endereços e identificação de duplicidades cadastrais. Já para um gerente de contas, pode significar uma consistente consolidação de todos os contratos e movimentações dos seus clientes. Na indústria de seguros, Qualidade de Dados pode ser encarada como a habilidade para relacionar todos os diferentes produtos que um mesmo cliente possui.
X